JUSTIFICATIVA

Jung oferece um mito para o homem do século XXI. Cada um de nós tem a responsabilidade ética e moral consigo e com a sociedade de encontrar e dar sentido à própria vida; ou seja, construir e viver seu próprio mito, sua autêntica história pessoal. A teoria junguiana da “individuação” ajuda as pessoas a se conhecerem como verdadeiramente são em sua natureza humana para assim iniciarem a longa jornada de realização de sua essência plena.

O conceito de processo criativo nesse curso engloba o entendimento de que o esforço do indivíduo de realizar-se como um ser é um processo de criação de si mesmo, corroborando o pensamento de John Sanford ao relatar que “uma vida criativa não realizada se torna envenenada. A natureza quando distorcida busca sua própria vingança. Nisso reside o potencial para o adoecimento pessoal”.

A perspectiva moderna do processo de individuação não desconsidera a realidade social de que nós somos seres gregários por natureza e que nos constituímos como indivíduos também através do nosso relacionamento com os outros. Dessa forma, torna-se fundamental que tenhamos cada vez mais competência nos processos de interação grupal para nosso próprio benefício como também para a condução de trabalhos com grupos em contextos extra-clínicos (organizações, escolas, grupos de aconselhamento e desenvolvimento pessoal, grupos sociais, etc). Nessa linha, Edward Whitmont considera que explorar o inconsciente, em sua manifestação numa experiência grupal, é tão importante quanto experienciá-lo pela introversão através de sonhos ou imaginação ativa.

Dessa ideia nasceu o presente curso, uma Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização que visa formar terapeutas junguianos para lidar com pessoas de uma forma geral (a nível individual e grupal) enfatizando-se a capacitação para se trabalhar com pessoas constituintes de grupos sociais. Através de uma metodologia junguiana teórico-vivencial (experiencial), buscamos a construção do conhecimento, explorando as potencialidades de criação humana por parte dos alunos necessárias à plena realização, pessoal e profissional.

Desde que a epistemologia do curso propõe um diálogo da psicologia analítica com outras áreas do conhecimento (vide diagrama esquemático como ilustração abaixo), a  sua base interdisciplinar acolhe alunos de qualquer área de graduação.