JUSTIFICATIVA
A Arteterapia, prática que une os conhecimentos das áreas de artes, educação, psicologia e saúde, propõe a utilização das expressões artísticas como ferramentas de um processo (psico) terapêutico na medida em que soma ao ato criativo o caráter revelador do objeto produzido.
Através do desenho, pintura, colagem, modelagem, poesia, contos, dança, teatro etc, e da reflexão em torno do que é produzido, os conflitos internos passam a ganhar forma, sendo configurados e integrados, agora de forma consciente.
A materialização de imagens simbólicas permite o confronto e a consequente atribuição de significado às informações oriundas de níveis mais profundos e desconhecidos da psique. Transformando materiais, possibilita-se uma transformação no nível psíquico.
OBJETIVO
Contribuir para elevar a qualificação profissional de educadores, psicólogos, médicos, artistas, terapeutas ocupacionais e áreas afins através da aprendizagem e compreensão dos conceitos teóricos básicos da psicologia analítica aplicados à arteterapia.
Ao final do curso, o aluno deverá estar capacitado para desenvolver um trabalho com recursos expressivos e artísticos, na área de atuação de seu campo profissional, compreendendo e intervindo nas relações presentes a partir dos referenciais da psicologia junguiana.
Periodicidade: 30 meses.
Coordenadora: Carla Maciel
- Professor: Katherine Barreto de Almeida
- Professor: Anna Rosa de Oliveira
- Professor: Aicil Franco
- Professor: Ermelinda Ganem
- Professor: Absolon MACEDO
- Professor: Carla Maciel
- Professor: Dayane Nardes
- Professor: Carlos Sao Paulo