JUSTIFICATIVA

Evitar experiências potencialmente traumáticas é uma tarefa impossível, aprender a lidar com tais experiências potencializando recursos, ampliando repertórios de enfrentamentos, e diminuindo fatores de risco e vulnerabilidade é uma tarefa significativa a ser aprendida e ensinada.

​Capacitar profissionais de diferentes áreas para reconhecer padrões de respostas traumáticas pode abreviar tratamentos e sofrimentos, bem como evitar uma série de comportamentos disruptivos (como bulling, agressividade, baixa concentração, baixo rendimento) e disfuncionais.

OBJETIVO

Psicotraumatologia é o estudo do trauma psíquico, mais especificamente dos fatores e processos que antecedem, compõem e sucedem a traumatização psicológica. Desta maneira, o trauma psicológico vai além do estudo do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), e engloba outros transtornos mentais (ansiosos, de humor, de personalidade).

​O curso de psicotraumatologia pretende uma interlocução entre a psicologia analítica e a Experiência Somática (SE – abordagem naturalista desenvolvida pelo Dr. Peter Levine), ensinando a intervenção do SE para a identificação, o manejo e prevenção dos efeitos do trauma, com uma ampliação do entendimento da psicodinâmica e dos símbolos do inconsciente corporal através da abordagem analítica junguiana.

​O modelo tem aplicações muito abrangentes para fisioterapeutas, terapeutas corporais, médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas, terapeutas ocupacionais, entre outros, oferecendo ferramentas únicas e poderosas, capazes de propiciar a resolução de traumas e intensificar a integração humana.

Periodicidade: 30 meses.

Coordenadora: Liana Netto