JUSTIFICATIVA

“Conhece-te a ti mesmo” – essa inscrição encontrada no templo de Delfos foi para o grande orador francês Bossuer, a ciência mais importante para a vida humana. Sabemos ao longo dos séculos, que precisamos de ajuda para esse mergulhar em si mesmo. O desafio desse nosso curso é ensinar (aos que pretendem exercer essa profissão) essa arte, ciência, esse aprendizado difícil que ninguém chega sozinho.

Acontecimentos em nossas vidas, em momentos em que estamos despreparados para compreendê-los e suportá-los, podem se tornar um processo inconsciente de compensar fixações nesses episódios já vividos, tendo por consequência uma cegueira que faz o indivíduo se perder. Entender seus próprios caminhos com sabedoria é o desafio para quem mergulha em si mesmo com a ajuda do Analista Junguiano. A formação do analista, portanto, deverá ser essencialmente individual. Isso não quer dizer que não existem meios não analíticos para se alcançar este conhecimento. Mas a análise psicológica é a forma mais adequada.

Quando um indivíduo em análise confronta-se com a problemática pessoal e suas relações humanas, como as parentais e outras, desencadeiam suas emoções, sua agressividade, angustias, obsessões, tensões, fantasias, sonhos e ambições. E então começa a dialética com o inconsciente. É ai que surge uma nova dimensão da vida e você se dá conta que – o inconsciente existe! Nessa busca do conhecimento de si mesmo, progressivamente acontece uma transformação e uma nova ordem se impõe. Dessa forma nasce um novo mundo, o da vida interior, com sua existência própria. Aparece um novo sentido de vida.

Esse curso de Pós-Graduação Lato Sensu titula e forma especialista em Psicoterapia Analítica. É realizado desde 1993 pelo Instituto Junguiano da Bahia.